sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal Igrejinha.

Feliz Natal Igrejinha. Que a magia deste dia aconteça e encha de luz a nave  central e o badalar do seu sino há muito tempo mudo, toque e badale aos quatro cantos o desencantado Ipu, anunciando boas novas para um ano que realmente precisa ser novo.
Que a Santa Mãe interceda junto ao seu filho e os corações endurecidos sejam tocados. Que na nossa cidade a merenda  escolar não seja desviada para o bolso dos que só querem saber de vida boa. Que Deus lembre que cargos públicos são passageiros.O professor pode e deve  ser o condutor, e que para isso aconteça, o dinheiro do FUNDEB deve realmente ir para material escolar  e valorização desse profissional tão humilhado.
Feliz Natal Igrejinha. Feliz Natal principalmente aos que fizeram seu dever, que estão de mãos limpas e bolsos vazios de propinas. Feliz Natal aos ipuenses que ainda não traíram o seu IPU. Feliz Natal aos que disseram não às ofertas fáceis mas que trazem sofrimento a muitos.
Feliz natal ao Corte, ao Breguedoff, às Pedrinhas, aos Pereiros, que permanecem sujos, sem uma decoração natalina, sem banheiros, sem esgoto,que só são lembrados na época de eleição.
Feliz Natal Igrejinha guerreira. Feliz Natal guerreiros da Paz anônimos que não se manifestam por medo do ditador. Nenhum Império é eterno. Só Deus não passa e Ele está do lado dos bons.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ME ENGANA QUE EU GOSTO.

Outra vez o povo do Ipu está sendo enganado. AS OBRAS DA IGREJINHA CONTINUAM PARADAS. Espero que o  GESTOR MAU     E CAMPEÃO DE MENTIRAS NÃO VENHA DIZER QUE AS OBRAS ESTÃO PARADAS PORQUE ESTÁ CHOVENDO, COMO ACONTECEU COM AS OBRAS DA BICA.
Chegaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Aqui só o  mal cresce. Acharam pouco descredenciar  um hospital maravilhoso como o do Dr Thomaz, e agora descredenciaram a Clínica de Fisioterapia São Sebastião. Coitado dos pobres e de quem precisa de atendimento público. MEU PROTESTO. Eu vi a Crsitiane passar vinte anos de Fortaleza para cá, trazendo a filha pequena, atendendo com COMPETÊNCIA, PORQUE ELA É UMA EXCELENTE FISIOTERAPEUTA, ser deixada de lado como se ela não tivesse contribuído a vida inteira com esta cidade. INVERSÃO DE VALORES. quem se dá de verdade, sai de mãos vazias. INGRATIDÃO. COVARDIA.
aproveito para posta comentário do Sendeiro sobre a igrejinha.
* O SENDEIRO - MÃE DO DESTERRO, DESTERRAI! O silêncio humilde da velha Igrejinha reagira ao abandono com o estardalhaço de telhas e madeiras que se precipitaram ao chão, consumidas pelo tempo, pelo apetite vorás de cupins, pela decadência lenta da religiosidade e o menosprezo pela conservação de nossa memória pelas autoridades políticas e religiosas. Demo-la as costas, e ela por sua vez melancólica e discretamente cerrou suas portas resguardando seu interior empobrecido de preces e rico de historia. Velha senhora, tua estrutura GERIÁTRICA cansara de ser objeto de uso político na demagogia barata de caça aos votos em ano de eleição. De ser exortada por melosos versos de pseudo poetas cuja inspiração só aflora quando seu grupo político NÃO esta no poder, ou quando o tal poeta e seus afins fazem parte da lista de empregos fantasmas da Prefeitura. Templo medianeiro entre a terra materialista e a imensidão do espaço, na fé que transcende o infinito e alcança a espiritualidade. Pobre Veja mais... Igrejinha fechara-se em si para a CONFISSÃO de suas preocupações com relação aos homens que vivem sob o jugo do dinheiro ilícito, sem o sal honesto do suor do trabalho, sem ter com quem COMUNGAR seus temores pelas rachaduras ameaçadoras de suas paredes descascadas e banhadas pelas goteiras LACRIMOSAS das chuvas ou seriam pelo choro de Deus, manchadas e feridas tais as chagas de teus santos que fugiram de seus altares escandalizados pela adoração a EROS, na celebração do sexo e a multiplicação da droga ao invés de hóstias. Em teu púlpito as sábias homilias de antigos sacerdotes foram substituídas pela voz desconexa do sermão dos bêbados e pelo suspiro sensual do prazer das concubinas. Perdera tuas estruturas a descrição para guarda os segredos das confissões de teus antigos fieis, e por ordem divina foram levadas pelos anjos para o interior dos túmulos dos padres ali sepultados. Por entre tuas linhas arquitetônicas simples e rígidas do teu interior, onde se apascentava o espírito pelo terror maravilhoso e irresistível do pecado delicioso e profano da carne, sob a observância severa e bondosa do olhar de teu enorme BOM JESUS incansavelmente carregando uma cruz num cantinho da sacristia, na sua eterna sentença pelos pecados do mundo. Não, não fora tão somente o desmoronamento de tuas estruturas física, o tombamento de tuas linhas de pau’darco lavradas a machado que ainda preservavam o cheiro das manhas da floresta da Ibiapaba, fora um grito lancinante de uma tentativa de SUICÍDIO DA HISTÓRIA. Vamos RESSUSCITAR a Igrejinha. Não permitamos que lhe seja aplicada a EXTREMA UNÇÃO. Vamos abraçar esta causa através da atitude digna e apolítica de um grupo de ipuenses que verdadeiramente amam esta terra. Acesse o SOS IGREJINHA.


Por Anônimo em OBRAS PARADAS em 08/12/11

 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

OBRAS PARADAS

Na semana passada havia trabalhadores na igrejinha. Hoje, 2ª feira, dia 05 de dezembro de 2011, não há ninguém trabalhando lá, ou seja, a restauração está PARADA.
Não sei o porquê, mas é de se  imaginar que não esteja havendo repasse por parte da Prefeitura ou seria da SECULT?
Vc sabe?

domingo, 27 de novembro de 2011

OBRAS PARADAS E REINÍCIO

As obras da igrejinha ficaram paradas por alguns dias.
Através do Sergio, um dos restauradores, fui informada que o motivo da paralisação é que a SECULT(responsável  pela restauração) atrasou o repasse da segunda parte da verba -R$290.000,00 (duzentos e noventa mil reais).
Ele também informou que só com folha de pagamento é gasto em médio 8.000,00 com os trabalhadores e restauradores.
A previsão para reinício é nesta segunda-feira, dia 28 de novembro.
Vamos aguardar e torcer.
Se alguém tiver acesso à SECULT, poderá confirmar as informações e, caso contrário, o BLOG está aqui para publicar a verdade.

domingo, 20 de novembro de 2011

Estória das mil e uma noites

Estória das Mil e Uma Noites.




Era uma vez uma cidade muito pequena, fincada ao pé da serra, decantada em verso e prosa por grandes poetas e escritores. Um dia, apareceu um grande ilusicionista, montado num tapete voador e usando turbante negro, enviado pelo Governador da província.

O povo da cidade fez roda para ouvi-lo. Suas palavras pareciam ser embebidas em vinho, porque todos ficavam tontos, embriagados com as promessas e extasiados diante de tanta sabedoria.

De início alguns ficaram cabreiros, mas a grande maioria ficou encantada. Tornaram-se seguidores, defensores de suas ideias, cegos diante da verdade. E o idolatraram como quem idolatra a um Deus.

E o mago prometia castelos no pé da serra com elevadores panorâmicos e muita diversão nas noites da bucólica cidade. E sem consciência o povo bancava as festas e orgias do mago, que de início eram mais populares e que com o tempo foram se restringindo a uma pequena minoria.

Mesmo assim, o povo continuava encantado, como ficaram os ratos e meninos que ouviam a melodia da flauta naquele outro conto da flauta mágica, e alienados foram conduzidos a um grande abismo, onde como ratos foram jogados. Não tinham mais salário, nem aposentadoria, nem saúde, nem educação, nem circo e nem pão.

Bem poucos escaparam do quebranto, e essa minoria foi pisoteada, ridicularizada, diminuída, mas mesmo assim, não desistiu de salvar seu reino.

Os que caíram no abismo, com a queda também saíram do transe e resolveram se unir, e fizeram uma escada, um em cima do ombro do outro até chegarem à beira do abismo, e lá, a minoria deu a mão e todos foram içados.

Do outro lado, o mago cego de raiva, com os olhos vermelhos, com cifrões no lugar de pupilas, esbravejava. O tapete não mais voava. Como simples mortal, após perder o poder, sem poder mais viver sem toda a pompa que o dinheiro dos cofres públicos da cidade oferecia, saiu escondido, na calada da noite, para muito além, à procura de outro reino ingênuo para se apossar e dilapidar.

Aos moradores da cidade enganada, ficou o trabalho de tapar os buracos, de construir tudo que foi pago e não foi feito. Ficou também a lição. “Cuidado com os lobos vestidos de cordeiro. É preciso conhecer, investigar o passado, porque depois de se colocar, fica quase impossível tirar. È preciso cautela. Olhos abertos e investigação.”

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

domingo, 23 de outubro de 2011

Fotos de 20 de outubro de 2011

Telhado está sendo retocado. As telhas  antigas passaram por um processo de limpeza e pintura. A madeira também.







































Acompanhe nas fotos

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Fotos do dia 30 de setembro

Veja  nas fotos os detalhes dos anjinhos dos altares   da nave central, na versão antes e depois de removida a pintura dourada. São lindos.
A equipe continua trabalhando. Estão mexendo no teto entre outras coisas. As paredes estão sendo descascadas para, só então, receberem a nova pintura.
O trabalho do Sergio e do  José tem sido de ótima qualidade.
Afinal estamos tendo uma restauração de verdade e bem feita.



























Vejam por vocês mesmos.