quarta-feira, 16 de março de 2011

como ficar calada?

Aproveitando o espaço da mídia para denunciar.
Como permanecer calada, vendo tanta injustiça.
Não gosto de artigos anônimos, nem muito menos de jogar pedras por jogar.
Sou formiga, e estou diante de uma manada de elefantes e gafanhotos ferozes, insaciáveis na sua sangria desatada, onde nada os detém.
Ficaria calada, porque assim tudo fica mais fácil. Só que não posso mais, e a minha única arma é escrever nas poucas vias de comunicação que nos restam.
Sou funcionária pública  e não estou vendo a justiça  ser feita diante de tudo que tem acontecido na minha cidade. Só chovem denúncias, provas incontestáveis são apresentadas, a Justiça de primeiro grau, provocada e respaldada, faz sua parte, mas é subordinada à esfera superior e tudo fica como está. Alguém tem resposta?
Cadê a merenda escolar? onde estão: MEC,  MPF,  TCU,  FNDE e  CAE?
O Ministério Público mesmo  provocado por denúncias, por declarações de pais, por reclamações de professores, continua inerte. Não é atribuição do Ministério Público  cuidar da infância e juventude. Não é um direito da criança, educação, alimentação, saúde, etc?   
Para quem tem dinheiro e filho estudando em escola particular é fácil. Mas e a grande maioria que não tem?
Vocês sabem o que é tirar a parca merenda  de um aluno da serra, do sertão ou mesmo   das comunidades mais pobres, que  fica ansioso por aquele lanche, que anda a pé até a escola, muitas vezes sem café da manhã?
Ano passada foi a mesma enrolação. Durante o ano letivo, só houve merenda durante um mês. E por coincidência foi arroz e feijão velho, arrecadados  em um show do Grêmio. Este ano, se nada for feito, vai ser igual.             
A verba vem, e se perde no caminho. Fica em algum lugar, onde a fome é palavra que não existe, porque lá as pessoas fazem até 06 refeições por dia.
O medo cala os professores, as  merendeiras, os enfermeiros. Tudo está bem.
O medo tem assolado a  minha cidade. Os funcionários públicos municipais petrificados, sem força nem sequer para reclamarem um direito seu, que é o depósito do INSS.   Qual teria sido a finalidade de municipalizar a previdência, senão desviar o dinheiro sem fiscalização?E o FUNDEF
A justiça do Trabalho reintegra os servidores e o prefeito-imperador descumpre e fica por isso mesmo. Então para que existem as leis? A constituição não vigora mais aqui? O Ipu não é mais Brasil? Tornou-se independente? Quando?        
Em que cidade se fecha um hospital que serviu uma cidade por quase um século por birra? E as famílias dos setenta funcionários, como vão sobreviver? Isso é justo? Ou é mais justo se ater a  números de estatísticas cujo resultado sempre vai beneficiar os protegidos?     Se um prefeito demite Secretarias importantíssimas como a da Saúde, Ação Social e Educação, assim do nada, sem dar satisfação a ninguém, num momento de loucura, essa pessoa está preocupada com o Ipu? Por que o contrato dos médicos e funcionários é de apenas três meses? Quem é mais confiável, Dr. Luiz de Gonzaga ou Sávio Pontes?
O que mais me choca é ver que o poder para parar com toda essa impunidade se encontra na mão de ipuenses, eleitos pelo povo, para defender o povo, mas que tem respondido com traição. Gostaria de me orgulhar da Câmara, de vê-la exercer seu poder em prol dos humildes, famintos, doentes, dos cidadãos anônimos, esquecidos de que ainda são cidadãos e possuem direitos. Queria vê-los deixar de lado os interesses políticos, pessoais, passageiros, e unidos aos vereadores que não estão alienados, darem uma virada, protagonizarem uma história bonita de lealdade aos que neles depositaram seus anseios.
O tempo passa, haverá novas eleições, e caso a câmara não cumpra seu papel, é bom que o eleitor aprenda que muitas vezes o que parece bom, na realidade se torna uma pílula amarga e indigesta. Que a Câmara seja renovada. Que lá só fiquem aqueles interessados em defender o povo e não seu próprio bolso.
 O poder emana do povo numa democracia, se os lunáticos que estão apoiando essas atrocidades não se posicionarem e assumirem seu papel de verdade, é bom que haja troco. Nenhum deles, mesmo que pague a peso de ouro seja reeleito.
Eu sou formiga, mas já que a Justiça, o TCM, e muitos outros órgãos não conseguiram, eu conclamo a Câmara para que crie vergonha e faça o que tem de ser feito.
Acorda Ipu. O povo esclarecido também tem poder.
Deus está do lado dos fracos, injustiçados, famintos, humilhados.
Ana Aragão                                        

8 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Aninha, gostei de sua bravura, concordo com tudo que você escreveu o Ipu merece respeito, gostaria que a câmara municipal tivesse pelo menos quatro vereadores com este mesmo seu caráter.

Anônimo disse...

ANA ARAÇÃO, PARABENISO SUA ATITUDE E CORAGEM QUERIA QUE O IPU TIVESSE UM QUARTO DE PESSOA IGUAL A VOCE. PESSOAS ESCONDIDO ATRRAZ DE UMA MASCARA VENDO TANTO SER HUMANO SOFRENDO E NÃO FAZEM NADA. TALVES SE BENEFICIANDO JUNTO COM ODITADOR.ONTEM ESTIVE NO REGINAL QUE TAMBENM BÃO VIVO BEM DE SAUDE.ACHEI LAMENTAVEL UM UNICO MEDICO PRA ATENDER UMA MUTIDÃO DE DOENTES DE TODAS AS ESPECIÉ SAI COM O CRAÇAO APERTADO E TAMBENM NAÕ CONSEGUI UM OTORPEDISTA. LHE DIGO UMA COISA AS AUTORIDADES SO VAÕ TOMAR PROVIDENCIA QUANDO ACONTERCER UM OBTO É SE JA NÃO ACONTECEU.
UM ABRAÇO.

Anônimo disse...

ANINHA, PARABENS.
CONCORDO PLENAMENTE COM SEUS AGUMENTOS, ESTOU DO SEU LADO, COMO TAMBEM JA DENUNCIEI VARIAS COISAS DA PMI, COMO A LICITAÇÃO DO BANHEIROS... E MUITAS OUTRAS QUE O ESPAÇO NAO CABEM PRA FALAR DE TODAS AS FALCATRUAS DO PREFEITO.
MAIS UMA VEZ PARABENS.

Malu Mourão disse...

Aninha, parabéns minha filha!
Se os homens estão atados ao medo, pelo menos as mulheres de vibra estão aparecendo.VAMOS SEGUIR O EXEMPLO DESTA JOVEM MULHER!!!!VAMOS LUTAR PELO QUE DE DIREITO TEMOS DIREITO?
ACORDA IPU!! Tudo tem limite. Acordem Senhores Vereadores! Cadê aquela força estranha, da corrida eleitoral? Cadê a honradez do cidadão que vai de casa em casa pedir um voto e prometer mundos e fundos? Ou só queriam status? Mas que status, hem? O status da irresponsabilidade? Da obscura ganâcia e omissão com o dever de munícipes representantes do povo?
Arre égua, ipuenses! Vocês são tão afoitos para falar, para difamar. E por que não dizer, até para praticar linchamentos? E agora, diante de tanta injustiça, estão quietinhos?
Ipuenses, não deixem que o Ipu tão conhecido por ser um "Pedacinho do Céu", vire um pedaço do inferno.
Aí foi meu recado.
Beijos.
Malu Mourão

Anônimo disse...

Acho que a única solução é chamar a rede globo de televisão de preferência O JORNAL NACIONAL rederecord e tentar que eles façam uma reportagem sobre tudo o que está ocorrendo na cidade quem sabe assim poder público em especial Brasilia alguma autoridade veja e socorra os oprimidos!Basta de tanta covardia espero que na história do IPU nunca mais entre um homem sem escrupulos (Sem escrúpulos, só pensa em si mesmo e não se preocupa em ser justo com os outros, erra muitas vezes sem sentir nenhuma culpa, remorso ou compaixão).

ACORDA IPU!!

Unknown disse...

Aninha,

Sua indignação é compartilhada nos corações dos ipuenses que realmente amam essa terra, aqueles que não entram no seio político para auferir vantagens pessoais, aqueles que não barganham ou vendem seu voto ou apoio político (que se dizem cidadãos, mas fazem da política uma profissão). Há décadas o Ipu vem sendo massacrado, violado e usado como fonte de renda por "bandidos" (no sentido mais literal da palavra), pois esta é a definição correta de quem rouba, desvia dinheiro de impostos pagos por todos nós. Essa indignação, alinha-se, também, com um sentimento de impotência, pois lembro que nas próximas eleições vamos continuar nesta situação. Até quando? Até que um cidadão honesto, corajoso e com a visão de trabalho por nossa cidade, mas trabalho mesmo, assuma este ônus (ônus e não um mero status) para fazer o que um gestor público realmente tem a obrigação: trabalhar para o benefício da coletividade.
PARABÉNS!
Luiz Hernesto Araújo Dias.

Anônimo disse...

Ana
Veja o que disse:Martin Luther King

O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.

Estou solidário com voce, existe fortes incídios de desmandos administrativos na prefeitura.Mas somente a Camara tem abribuição legal para apurar as denuncias, conclamo os nobres vereadores constituir uma CPI,e mostrar a verdade, ou será utopia sonhar com essa possibilidade?Ou será que maioria deles estão no mesmo barco?
Lá tem gente seria, eu seu que tem.
Abraço.
Raimundo Camelo Matos(Rdo Madeira)

Anônimo disse...

Parabenizo a você Aninha, pela sua coragem e amor a nossa terra. Quantos? Mais muitos mesmo, têm vontade, mais falta coragem para dizer o que você disse. Quantos ipuenses têm independência para dizer até mais, mais se acovardam em uma inércia jamais vista em nossa terra.
Quando se fala a verdade, não se deve ter medo e sim satisfação em poder desabafar e dizer o que a consciência pede.
Existem algumas pessoas que estão fazendo sim alguma coisa, mais não podem vir a público não por medo, mais para manter a discrição e não atrapalhar o andamento das investigações que estão sendo realizadas. Novas denúncias foram feitas e várias outras estão em processo de formulação. São muitos os atos passíveis de serem colocados como "improbidade administrativa" praticados pelo atual prefeito, mais temos de selecionar os mais graves e levarmos até as instâncias superiores, que fazem a devida apuração e as punições cabíveis. Não estamos calados, a ORAI através de sua diretoria e colaboradores como nós, estamos de olhos bem abertos e estamos trabalhando. Infelizmente não temos um canal de comunicação para tornar público o que está sendo feito, mais temos fé e confiança que esse monopólio das comunicações está muito perto de acabar. Como todos sabem, o poder é passageiro, e não se engana as pessoas por muito tempo.
Estamos assistindo no mundo a derrocada de vários ditadores que estão perdendo o poder através da pressão do povo, que está indo às ruas e dando até a vida em prol de uma causa.
O Ministério Público fez e está fazendo a sua parte, sempre atendeu as denúncias bem fundamentadas e comprovadas feitas pela ORAI. Várias ações de improbidade administrativa juntamente com pedidos de afastamento do prefeito e alguns assessores diretos, foram protocoladas pelo Ministério público e estão todas em processo de instrução. Em uma delas, a que tem como fundamento maior a má aplicação de mais 3 milhões de reais na construção de 2 mil de kits sanitários, já resultou no afastamento do prefeito em dezembro passado. No momento, o prefeito administra nosso município sub-júdice, ou seja, através de uma suspensão de liminar, conseguida com o ex-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ernani Barreira.
O Poder Judiciário local, também tem feito a sua parte. Entendemos que a burocracia e o acúmulo de processos na Comarca faz com que os resultados não cheguem ao tempo em que desejamos, mais somos confiantes no senso de Justiça e na imparcialidade da representante do Poder judiciário em nosso município, no que concerne em um julgamento justo.
O processo que resultou no afastamento do prefeito, deve está em vias de conclusão, se for mantido o posicionamento inicial do Poder Judiciário local quando de sua sentença final, certamente terá o Prefeito Municipal de Ipu, seu mandato CASSADO.
Sabemos que se isso se tornar realidade, o prefeito terá as instâncias superiores para recorrer, mais pelo menos na instância inicial, a Justiça terá sido feita. Portanto, vamos aguardar o posicionamento final do Poder Judiciário local.
Cara Aninha, mais uma vez lhe parabenizo pela coragem, e que a sua atitude sirva de exemplo para muitos que estão assistindo de camarote, a tudo de errado que está acontecendo na atual administração. Concordo com tudo que você disse, e se você não disse mais, tenho certeza que foi por desconhecimento de mais alguns fatos. Mais uma vez, PARABÉNS.
JUNIOR PEREIRA - Advogado